A graça e a paz sejam com todos nossos amados leitores! Retornamos com a segunda parte dessa "breve" porém abençoada explanação sobre a oração do Pai Nosso. Sejamos todos abençoados!
.
.
.

11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

Jesus quando fala do pão está falando de nossas necessidades físicas, emocionais e também da nossa fome da alma, da nossa dimensão espiritual, ou seja, Jesus está falando de uma fome mais profunda, mas na essencial afinal, não só de pão (materialmente falando) viverá o homem. A súplica pelo Pão é a suplica pelo trabalho, pelo afeto, pela benção de Deus para que possamos enfrentar a vida e seus desafios. Mas que também sua presença esteja constantemente conosco. 

Isso para mim, só manifesta a vontade que DEUS tem de que  o busquemos  sempre. E que ele nunca nos deixa ficar sem o alimento, ou seja, sem sua presença. Sem sua provisão, não importa em que área estejamos sedentos. Vós procurais a mim, não por teres entendido os sinais de Deus, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. Ponde o vosso empenho, não no alimento que perece, mas no que perdura para a vida eterna. É este o alimento que o Filho do Homem vos dará (...). Não foi Moisés que vos deu o pão do céu. O meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu, aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo (...). Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome. Quem crê em mim jamais terá sede (Jo 6, 26-35). 

Precisamos diariamente desse alimento. E isso só os céus podem nos dar. 

12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

Eis a parte que exige  sinceridade e compreensão de se exercer após clamar em oração.
Perdoar, quem nos maltrata, quem nos machuca, quem nos fere, nunca é fácil, eu sei. Ainda assim, acredito que quem perdoa, aprendeu que o perdão é uma pessoa e seu nome é Jesus de Nazaré. Quem tem ele no coração tem um espírito perdoador. Não é difícil quando se aprende a exercitar. O problema é que nós sempre queremos ouvir as palavras : “ME PERDOE”, e nunca queremos  falar o: “Estou errado”.

Ou pior inventamos desculpas para o porquê erramos : “AHHH mas eu fiz isso porque ele é assim”... ‘’gritei com ele e xinguei porque ele me irritou” ... Ou prolongamos o perdão dizendo: “ eu estou certa “ ... “ ele que me magoou “... “ele é quem me deve perdão “...

E sendo assim, queremos receber de Deus aquilo que não damos. Se você diz que ama a Deus mas não ao seu irmão … A medida em que procurarmos viver a dinâmica da reconciliação com os irmãos, o perdão de Deus é pleno e incondicional. Talvez, você precise de reconciliação com Deus liberando perdão ao seu irmão. Deixe Deus modelar seu caráter. E deixe o Espírito Santo implantar em você o reino dos Céus. No céu tem perdão? TEM! Então se eu quero que DEUS REINE  em mim eu preciso tirar o reino da terra que diz que nem todos merecemos uma segunda chance, uma terceira ou quarta . Deus nos ensina que as chances que TODOS merecem são infinitas , lembra do 70x7 ? Por dia ?!

13 E não nos deixeis cair em  tentação; mas livra-nos do mal;


Precisamos de proteção. A tentação é uma insinuação sutil que acontece na nossa mente, querendo-nos fazer crer que o mal é bem e o bem é mal. A tentação não é pecado, mas a possibilidade de pecar. Jesus foi tentado e, no entanto, não pecou. A tentação insinua-se, pretendendo-nos fazer enveredar por caminhos opostos aos do amor. A ser humano é um ser frágil. A tentação pode facilmente conseguir a vitória. Eis a razão pela qual Jesus, na oração do Pai-nosso, nos ensinou a pedir a Deus que não nos deixe cair em tentação. A tentação é, no fundo, uma solicitação do velho homem que oferece resistência ao amor, pois o pecado é sempre uma resistência ao amor. Devido a esta nossa situação de seres fragilizados precisamos recorrer a Deus. Não se trata de pedir ao Senhor para nos substituir. De fato, a oração não é nunca uma maneira mágica de manipular Deus. Pedindo a Deus que não nos deixe cair em tentação estamos a abrir o nosso coração à presença do Espírito Santo que nos fortalece e nos leva a figura de Cristo e de como devemos nos assemelhar a Ele. Além disso, Deus promete dar libertação, pondo limitações às tentativas de Satanás de nos destruir. Ele promete nunca deixar Satanás nos testar acima de nossa experiência humana normal ou com aquelas para as quais não haja escapatória:“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Coríntios 10:13). Com esta garantia podemos enfrentar as provações da vida com esperança da libertação de Deus. Por fim é uma petição por socorro em alcançar a vitória sobre o pecado e um pedido por proteção contra os ataques do diabo.

..porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém
O reino é dEle.

Deus é o Senhor da história: o Rei dos reis. Reina agora sobre todos e mantém uma posição superior a qualquer autoridade espiritual e terrena.  Lembra que oramos pedindo :venha o teu reino? Tal pedido é um ato de rendição ao Senhorio de Deus. Tal pedido não é passivo, mas um compromisso de participação da concretização do reino de Deus aqui na terra. Dele é toda a plenitude! ELE É O SENHOR DA NAÇÃO!
O poder é dEle.

A Deus pertence toda a autoridade sobre o universo físico e sobre o reino espiritual. Ele criou o universo físico e também o espiritual, não havendo nada, em nossa vida ou nas circunstâncias, que escape do poder divino. Nós devemos depender do poder divino nos aspectos materiais (pão), espirituais (perdão), morais (tentação) e demais áreas da existência.
A glória é dEle. 

Deus é glorioso, digno de Glória e louvor. Toda a honra e a glória pertencem a Deus. No início da oração modelo, Jesus afirmou que Deus é Pai e está nos céus. Ao se referir aos céus Jesus mostrou que o Pai está numa esfera superior e muito mais excelente que a da terrena. Ele é digno de glória.

“Não há Deus como nosso DEUS , ninguém é como nosso Deus,não há outro que eu prefira  além de TI.”

Agora chegamos na parte do “CONCORDO” (RS)
A oração termina com o “amém” que sempre dizemos .

Você deve saber o que significa o amém ..O engraçado é que sempre terminamos a oração desta forma. Mas depois de vermos a intensidade  do que Deus quer revelar através da oração do Pai nosso, você de fato diz “amém”?

Porque AMÉM, não é apenas uma maneira de encerrar a oração, como se estivesse dizendo: "PRONTO SENHOR CHEGUEI AO FIM DA MINHA ORAÇÃO”.
Só devíamos dizer “amém” quando entendemos que  devemos estar dispostos a aceitar Toda Sua vontade e quando obedecermos o que Ele nos pede com sinceridade. Isso é profundo! Oro a Deus pra que você consiga enxergar , que todo amém de fato deve se tornar um “assim seja”, “concordo com Tudo que orei”.

Que nosso coração entoe de toda nossa alma o “assim seja” e nosso “amém” reflita em nossas atitudes.

QUE O REINO DO SENHOR VENHA HOJE SOBRE NÓS . 




~ Maria Eduarda Guedes










Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam