Paz e graça sejam com todos que nos acompanham. Sentimos saudades de compartilhar algo da parte de Cristo, daquilo que Ele tem posto em nosso coração. Portanto, apesar da demora, estamos aqui mais uma vez dispostos a ouvir de Deus e poder fazer com que todos sintam o que nós sentimos. 
  
Nossas vidas costumam ser bastante corridas, cheias de situações que nos tiram a atenção do foco real. Resolver problemas, seja em casa, no trabalho, nos estudos ou até mesmo na igreja (talvez não na sua igreja perfeita, mas na minha existem problemas), nos toma todo o tempo, a atenção, a paciência, a determinação, etc.

Diante do exposto, senti a necessidade de compartilhar um fato que ocorreu comigo por esses dias. Acredito que possa ser tão impactante quanto foi para mim. Segue:

“Ontem eu voltava da faculdade, por volta das 22:30 hs, tarde da noite, poucos carros passando na rua e eu caminhando pela calçada. Avistei um senhor que estava do outro lado da rua, pouco a frente. Tinha a aparência suja e desleixada, segurando uma sacola plástica com algo que não pude identificar.
Eu costumo atentar para cada movimento que me cerca enquanto ando pela rua, ainda mais numa cidade perigosa como o Rio de Janeiro. O percebi assim que ele pôs os pés na rua para atravessar para o meu lado, e a mente “preconceituosa” deste que vos fala achou por bem precaver-se, andar mais um pouco devagar, guardar o telefone no bolso, com medo de por acaso ser assaltado.
Deus me demoveu da ideia, por um motivo que eu desconhecia até então. Mantive meu passo e me aproximei do idoso. No dorso da camisa surrada que o cidadão trajava, estava a seguinte frase: NÃO VÁ À IGREJA, SEJA A IGREJA! Logo em seguida o senhor entrou numa casa abandonada na minha frente e sumiu de vista.”

Antes que me critiquem por estar apoiando quem não vai à igreja (risos)... Não sou a favor dos “desigrejados” senhores da razão e independentes da convivência eclesiástica. Para tornar essa frase “perfeita” acho que seria possível adicionar apenas um “APENAS”. Ex: NÃO APENAS VÁ À IGREJA, SEJA A IGREJA! Apenas ir à uma igreja é uma escolha bem pequena e destituída de significado se relativizar apenas um local de ponto de encontro ou uma reunião de auto ajuda.

Mesmo não querendo entrar em discussão, a palavra igreja não se define somente a um local específico, um edifício, uma casa... Originada da palavra grega “Ecclesia”, no seu sentido literal pode significar “uma assembleia” ou “os que foram chamados”. Hoje eu entendo como “aqueles que se denominam cristãos e portanto são verdadeiramente corpo de Cristo” ou “o local onde se encontram pessoas em nome de Jesus Cristo”.

A igreja primitiva portanto nos serve de exemplo. Em sua essência a igreja era convicta de sua função: “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras...” 1 Coríntios 15:1-3 ; "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.” Mateus 5:13,14 . Estavam em comunhão, faziam boas obras além de também dar um bom testemunho perante as pessoas que os cercavam: “Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.Atos 2:44-47

Eles congregavam entre si, encontravam-se no pátio do templo mas mantinham o foco de ganhar almas: “A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.Atos 9:31 . Apesar de se reunirem em algum local, o que é extremamente importante para edificação e encorajamento, o foco era fora. Se expandiam em número sem perder o temor ao Senhor.

Sem citar nomes ou denominações. Mas existem pessoas que só querem número, onde só importa ter mais membros, abandonam a transformação de vida que Cristo traz. Esquecem da purificação interior que só Ele pode fazer na sujeira que todos nos permitimos adquirir na convivência com o mundo.

Retornando ao ocorrido. O fato é que na realidade eu nem cheguei a ver o rosto daquele homem maltrapilho que passou por mim. Não sei o seu nome, nem o que o levou àquela situação. Nada fiz para ajudá-lo. Não falei de Deus. Não atendi nenhuma de suas possíveis necessidades. Em contrapartida, a simples frase que li me abriu os olhos. Me fez acordar pra realidade. Ele me ajudou muito mais do que eu a ele. Que meu erro sirva de exemplo pra nós que queremos ser igreja e cumprir o IDE. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15.

Concluímos que, ESTAR é muito diferente de SER. Estar em um local não te faz parte dele, apesar de te fazer parecer. Muitos vão à igreja, muitos parecem igreja, poucos são igreja.




 Sejamos corpo de Cristo... extensão da Sua graça, amor e perdão! Sejamos IGREJA!





~ André Luiz

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Ótimo texto, foi de encontro ao que tenho refletido esses dias. Na verdade, ir a igreja é fácil, tem aqueles que só podem ir a igreja nos finais de semana, eu por exemplo por motivos de estudos, outros que vão todo dia. Mas o que adianta apenar ir, Se não somos a igreja? Penso que, ser cristão na igreja (templo) é muito fácil, mas ser cristão vai muito além disso, de ir a um culto, sentar em um banco, enfim... Sejamos cristãos de verdade, sejamos igrejas! Parabéns pelo texto! Que Deus continue abençoando.

    http://raquelempalavras.blogspot.com.br/

  2. Obrigado pelo comentário Raquel. É isso aí, Que Deus continue nos abençoando! Que diminuam as instituições para que a funcionalidade da igreja cresça em nós!

Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam