“VINDE A MIM ...
... todos vós que estais cansados e sobrecarregados  e  Eu vos aliviarei ...”

Ao iniciar esse texto acredito que tenha sido uma das coisas mais complicadas que eu já tive que fazer. Costuma ser bastante difícil guardar no coração os textos mais lidos da Bíblia. Aqueles que de tão “repetitivos”, nem pregamos mais em cima deles. Os textos mais complicados de serem aplicados são aqueles que já temos decorados em nossa mente, mas poucas vezes guardados em nosso coração.
Tenho quase certeza que ao ler o texto você imaginou: “Lá vem mais um texto baseado em Mateus 11: 28 -30”. (rs)

Eu, particularmente, acho esse texto um dos mais belos da Bíblia, se não o mais belo. Mas meu texto hoje não é sobre a descrição maravilhosa de DEUS através desse texto, ou talvez seja, mas quero iniciar falando como somos hábeis em simplesmente ignorar o convite maravilhoso posto diante de nós.

Li recentemente um dado alarmante. Segundo a OMS (Organização Mundial De Saúde), uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Isso! Você não leu errado. Enquanto você abria essa pagina e introduzia essa leitura, enquanto eu estava aqui digitando, uma pessoa acaba de se suicidar. E ainda segundo a OMS o suicido tornou-se uma epidemia de proporções globais, mata mais de 800 mil pessoas por ano. Por sinal o BRASIL se encontra em oitavo lugar no índice de mortes por suicídios.

E sabe o que me chocou nesses dados? É que nos países mais desenvolvidos, o numero é ainda mais alto. A Índia alcançou o numero de 258 mil casos por ano e está em primeiro lugar. A China vem em segundo lugar com 120 mil por ano.  Em terceiro lugar os Americanos com 43 mil e assim por diante. Mas apesar do todo seu desenvolvimento esses três países perderam o temor ou nem reconhecem o Senhor como o ÚNICO capaz de tirar nossas almas das mais densas trevas.

O suicídio está entre uma das maiores causas de morte no mundo e em 2012 era a segunda maior causa de morte entre os jovens. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressãotranstorno bipolaresquizofreniaalcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.

Achei interessante identificar as causas porque achamos que temos Super Poderes, e mágica pra resolver todos os problemas. Desta forma nos vemos surpreendidos quando descobrimos que não somos tão fortes assim. Que tolinhos nós somos!

“Outro dia conheci uma jovem fervorosa na igreja, mas que estava passando por um momento muito delicado em sua vida. A sensação era que tudo conspirava contra ela. A jovem andava sorridente, mas ao desabafar comigo era impossível reconhecê-la. Ela estava perdida, seus sonhos haviam sido roubados, já não havia doçura no seu olhar, nem alegria no seu semblante. E pra piorar a situação ela estava se mutilando. Eu me lembro de que repeti pra ela este versículo: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Ela me olhou, e disse que tinha que ir.”

Sim, eu fiquei chocada, mas não havia muito que dizer. Aquela jovem estava totalmente desacreditada, na Única pessoa que poderia restaurar sua sorte.   Não importava o quanto eu ligasse pra ela, o quanto eu chamasse-a pra conversar, ela estava totalmente destruída por dentro. Não importava quantas mensagens eu mandasse, o quanto eu me preocupasse, ou tentasse concertar a situação da sua vida, suas feridas eram interiores e só há Um que pode ir onde ser humano nenhum consegue ir. Só há Um que consegue penetrar onde ser nenhum conseguiu pisar. O ser humano pode ter pisado na lua e até mesmo encontrar a cura da Aids, mas, só EXISTE UM QUE QUANDO A NOSSA ALMA ESTÁ DOENTE E MACHUCADA tem o remédio pra nos curar.

Todos nós estamos  na luta... Cansados e sobrecarregados... Nossa alma vive em busca de repouso. E se você está assim é porque talvez você esteja carregando o seu jugo.

O mundo, o dinheiro, a fama, as festas, as bebidas, os remédios, os amigos, as drogas. Nada nos dá paz, nem tranquilidade, nem liberdade. Mas, andamos dia após dia recusando o maior convite de todos, A PROMESSA DE QUE ELE  QUER E PODE NOS ALIVIAR.

O maior interessado em ser nosso amigo, diz que o jugo que Ele tem , é a submissão a Ele, e que ELE quer fazer uma troca conosco. Troca  essa que até me parece meio injusta. Injusta porque não é isso que merecemos, somos dignos de morte. Mas ele veio... E veio pra nos dar  vida e vida com abundância. E a troca, é de tirar de nós o cansaço e a sobrecarga, e nos dar descanso e um fardo leve ao qual teremos prazer em carregar.

Eu escrevi tudo isso hoje só para que você soubesse que DEUS te convida pra trocar o jugo com Ele NESSE INSTANTE.  Abra os olhos... Há encantos escondidos por toda parte.  Preste atenção, são miúdos, mas constantes. DEUS ESTÁ AQUI! As dores vêm pra roubar de nós a cena linda que Deus está construindo na nossa vida. O suicida NÃO QUER SE MATAR, mas apenas calar a sua dor, acalmar o grito da sua alma.

Hoje eu quero te apresentar o cirurgião da nossa alma. E ele está aqui pra calar sua dor e curar as feridas que a vida te causou . Pare de ignorar ESTE VERSÍCULO.  Pare de viver como se Deus não estivesse preocupado com suas dores. Sei que centenas de vezes escutamos esta passagem da Bíblia, mas há profundezas nela que você precisa mergulhar para experimentar .



Vinde a mim...  só NELE,  sua alma encontra  o que precisa.
...todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 

Ele é o socorro. Ele tem o toque que sua alma precisa. E depois desse toque, depois que ele nos alcança, somos restaurados. Mas é preciso que você se achegue a Ele.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; O que é tomar o jugo nesta mensagem de Jesus? Como ilustração natural (de um paralelo espiritual) o jugo fala de união. O jugo era uma peça de madeira usada pelos agricultores da época para unir dois animais que puxavam o arado. Com um boi puxando o arado o trabalho tinha um ritmo mais lento, mas com dois agilizava. Alguns usavam várias juntas de bois, como é o caso de Eliseu, antes de seu chamado ao ministério (1 Re 19.19-21). O jugo obrigava os animais a caminharem juntos na hora do trabalho. Era uma forma de prender um ao outro e forçá-los a andarem juntos, no mesmo compasso e direção. As Escrituras usam a expressão “jugo” para falar de união, vínculo e sociedade. Deus quer ter uma união com você. Ele quer caminhar contigo. Ele é o encaixe que sua alma necessita carregar.

...e achareis descanso para a vossa alma... só nos achegando a ele alçaremos o que procurávamos. Fomos desenhados e planejados por Deus desde a criação para andarmos na sua abundância, e nada contentará nosso coração enquanto não rompermos de fato neste nível. A nossa sede e fome é DELE.
Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve...



Vale a pena se comprometer com Deus, VALE APENA DESFRUTAR DA VIDA DELE.

Que hoje você possa carregar o jugo do Pai, E LANÇAR SOBRE ELE tudo que dói, que te machuca que te aflige. Porque Ele quer  cuidar de vós!


~ Maria Eduarda Guedes

Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam