Sonda-me, usa-me


Sonda-me, Senhor, e me conhece, quebranta o meu coração
Transforma-me conforme a Tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a Ti
Então, usa-me, Senhor, usa-me

Como um farol que brilha à noite
Como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto
Como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usada, da maneira que Te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida
Usa-me, Senhor, usa-me

Sonda-me, quebranta-me
Transforma-me, enche-me, e usa-me, Senhor.



Saudações queridos companheiros, que a graça do Pai seja conosco. Encontramo-nos para mais um aprofundamento sobre os louvores que entoamos em nossas igrejas e são profundos a ponto de, algumas vezes, não percebermos a importância daquilo que cantamos. Nesta oportunidade exploraremos a belíssima oração intitulada "Sonda-me, usa-me", louvor entoado pela cantora Aline Barros. 

Para iniciarmos esta meditação não podemos deixar de lembrar um dos atributos que mais nos chama a atenção na vida de Davi, homem que foi chamado "segundo o coração de Deus", a *SINCERIDADE* que ele se achegava diante de Deus o transformou nesse tipo de homem. O reconhecimento da grandeza de Deus e da dependência humana por Ele fez Davi escrever os mais belos salmos. Neste louvor não é diferente a forma com que clamamos a Deus pela Sua soberania em nós, vejamos:


"Sonda-me, Senhor, e me conhece, quebranta o meu coração"

No salmo 139 o salmista inicia afirmando: "Senhor, tu me sondas e me conheces.". Declara a Onisciência de Deus, aquele que sabe todas as coisas e conhece o mais íntimo do ser humano. Atualmente utilizamos a palavra "sonda" para designar um objeto de exploração. Seja sonda espacial, marítima ou um instrumento para enfermagem, é utilizado para fazer uma varredura minuciosa, uma análise completa da situação. Nada que façamos pode mudar o que Ele sabe de nós, jamais nos esconderemos da Sua face. E quando percebemos a maravilha que é ser conhecido por Deus de uma forma tão profunda, ficamos inteiramente quebrantados diante d'Ele. E um coração quebrantado o Senhor não despreza (Sl 51:17).


"Transforma-me conforme a Tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a Ti
Então, usa-me, Senhor, usa-me"

No evangelho de João podemos ver a oração de Jesus ao Pai, e nela Ele pede: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17 . Nós não somos deste mundo assim como Cristo não era, e da mesma forma temos que ser santos como Ele é Santo. O processo de santificação não deixa de ser uma transformação na vida do crente. A separação deste mundo em que vivemos nem sempre é fácil e simples, porém é necessária, para que como está escrito em Romanos 12:02, possamos "experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Desta forma, o Pai poderá encontrar lugar para preencher o nosso coração e trocar as nossas preocupações por esperança, nossas vontades pelos planos de Deus, nossos medos por confiança n'Ele... e usar-nos segundo a Sua vontade.


"Como um farol que brilha à noite
Como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto
Como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usada, da maneira que Te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida
Usa-me, Senhor, usa-me"

Este refrão nos dá alguns exemplos bem simples, porém essenciais. Nós podemos ser dessa forma, fazer segundo a vontade do Pai, cumprir um propósito essencial diante daquilo que Deus tem proposto pra nós. Como Cristo é a luz do mundo (João 8:12), nós podemos ser a solução para alguns, ou ainda ajudá-los a encontrar a Jesus Cristo. Sejamos um farol ou uma ponte, um abrigo ou uma flecha no alvo, que Deus possa encontrar lugar em nosso coração para nos encher e nos usar!

Para finalizar, faça essa simples, sincera e profunda oração dentro de você:

"Sonda-me, quebranta-me
Transforma-me, enche-me, e usa-me, Senhor."

Deus nos abençõe! 

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno." Salmos 139:23-24

Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam