¶ E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:38-42


Isso acontece em Betânia, um povoado que ficava a 2km de Jerusalém e a 3 km do templo de Jerusalém, junto ao caminho que conduzia a Jericó. Era a cidade de Maria, Marta e Lázaro. (Conf. Jo 11:1)
Essa família se tornou um tanto que especial para Jesus, pois ali Ele encontrou um verdadeiro amor. 
Os membros dessas famílias aparecem algumas vezes nos evangelhos:
- Uma delas é essa, quando Jesus chega e é convidado por Marta para entrar em sua casa e se hospedar ali. 
- A outra foi na morte e ressurreição de Lázaro, quando Jesus retorna a Betânia para visitar Maria, Marta e operar um grande milagre na vida de Lázaro. Um milagre fora do comum, pois ele tinha feito alguns milagres antes, mas a ressurreição de Lázaro foi muito importante para o ministério de Jesus. Seis milagres já foram apresentados antes, (agua em vinho, a cura do filho do oficial, a cura do paralítico, a multiplicação de pães e peixes, Jesus andando sobre o mar e a cura do homem cego de nascença.
 A ressurreição de Lázaro é mais incisiva do que todos os outros milagres e mais monumental do que a ressurreição do filho da viúva de Naim ou da filha de Jairo. Pois as ressurreições anteriores foram logo após a morte, e a de Lázaro já faziam 4 dias, e o corpo já estava em decomposição. Era necessário que aquilo acontecesse para gloria de Deus. Era a prova e testemunho da divindade de Cristo, serviu para fortalecer a fé dos discípulos e levou-o diretamente a cruz. Tudo conforme Deus havia planejado.
- E a outra vez onde Maria aparece é em Jo 12:1-8, onde relata que Maria ungiu os pés de Jesus. Mas esse relato parece indicar que foi após esse fato de Jesus se hospedar na casa desta família.Então a ordem aqui representada, tem tudo pra ser a ordem que os fatos aconteceram.

Uma coisa sabemos é que Jesus amava e era amado por essa família.
E muitas coisas nos chama atenção nesse acontecimento aqui na casa de Marta, Maria e Lazaro. 
Marta trazendo-O para hospedar-Se em sua casa. Ela apreciava muito o Mestre que vinha ensinando e operando muitos milagres. Ela era hospitaleira e considerava uma honra receber o Senhor como hóspede
Essa foi uma atitude correta de Marta. O escritor da carta aos hebreus recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns, fazendo isso, hospedaram anjos. Marta hospedou o Filho de Deus, o Salvador! Hoje, Jesus bate à porta de muitos corações e diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20)
Marta fez algo muito interessante, que muitos de nós fazemos. Quando convidamos alguém para nossa casa, queremos que a pessoa se sinta bem, se acolha e que saia cheia de alegria. 
Em uma conversa com um irmão da igreja (Carlos), em uma reunião em minha casa, chegamos a conclusão que quando nos desprendemos do celular, podemos dar importancia a visitas e ao relacionamento com as pessoas. Hora de visitar alguem não é hora de mecher em celulares. 

Temos que ser hospitaleiros, I Pedro 4 também fala sobre isso.

E com marta, não foi diferente, quando Jesus aceita o convite, Marta já trata de começar a fazer o seu melhor pra Jesus. Quer que não falte nada, e começa a arrumar ali, levar pratos pra cá, agua pra lá, um cafezinho, um chazinho, e vai e vem, limpa ali, limpa ali, e vai no banheiro pq usaram e ela quer deixar tudo nos trinks. E assim ela continua, fazendo o seu melhor. E não é assim conosco ? 
Muitos de nós estamos dispostos a fazer o nosso melhor pra Deus, a se esforçar com o que temos e com o que somos. Sacrificar muito de nossos prazeres para poder fazer a obra do Senhor acontecer, deixamos de ir passear para estar reunidos com os irmãos no templo. Deixamos de assistir tv tranquilamente em nossas casas, para estar aki aprendendo da palavra de Deus. Nada é fácil na vida cristã. Temos que diariamente negarmos a nós mesmos, tomar nossa cruz, e seguir a Jesus. E isso é DIARIAMENTE. Todos os dias tomamos decisões. Todos os dias precisas fazer nossas escolhas, cada escolha que tomamos hoje pode representar bênção ou maldição amanhã.
Como nós temos se voluntariado na obra do Senhor ? Será que estamos fazendo conforme a nossa vontade ?
Vou contar algo que aconteceu recentemente comigo:
- Um grande desanimo bateu a minha porta. Ele já havia batendo há algum tempo, e até hoje anda passeando pela frente da minha vida. E uma vez eu deixei ele entrar. É sobre a liderança com o ministério com os jovens.  São 7 anos de trabalho, e os jovens praticamente são os mesmos. O trabalho não cresce, entra um, sai dois, e ficamos nessa monotonia. Tenho sim me esforçado, preparando estudos, procurando ser referencia, procurando ser bênção na vida deles. Mas acho q não é o suficiente. E esses dias atrás eu fiquei bravo com eles. 

Há varias vezes, passo a semana estudando algum assunto, loucamente ansioso para poder compartilhar o que Deus tem falado comigo e levar no sábado para os jovens, e quando chego na igreja tem um ou dois jovens. É desesperador. Ando 12 km pra chegar no horario marcado e não vir 10%.

As vezes pode ser reflexo dos próprios cultos, quando nós que damos dirigencia, preparamos tudo com antecedência, com amor, pra chegar aqui e encontrarmos muitos bancos vazios. Ou talvez seja um reflexo do que eu viva dentro de minha casa, onde meus filhos não veem em mim um verdadeiro servo disposto a servir, e que aprendem comigo a servir a Deus desleixadamente. 

* Não quero acusar ninguém aqui amados, mas vcs vão ver onde vou chegar. 

Então, voltando ao meu problema,..... um dia desses peguei quase todos os jovens para uma reunião na salinha, e soltei um pouco daquilo que me oprimia. Muitos não gostaram, alguns nem precisavam ouvir aquilo, mas eu precisava falar. 

Precisava mostrar NOVAMENTE que SER CRISTÃO não depende de um líder, de um pastor ou de qualquer outro irmãozinho, nem muito menos de um local, mas sim depende de CRISTO. CRISTO DEVE SER O CENTRO DO EVANGELHO, CRISTO DEVE SER O CENTRO DE NOSSAS VIDAS. CRISTO DEVE SER O PRINCIPAL MOTIVO DE EU ESTAR REUNIDO NA IGREJA COM OS IRMÃOS PARA APRENDER MAIS DE DEUS E PARA ADORA-LO, POIS ELE QUE ME TIROU DO LAMAÇAL DO PECADO
 
O fato de fulano estar em pecado, ou ter caído em pecado, não é justificativa pra que eu fique fraco na fé, não é desculpa pra que eu fique desanimado, não é ele o centro da minha vida, não é ela que deve ser o meu alvo, mas sim CRISTO, que morreu por mim. O que eu tenho que fazer é ajudar essa pessoa a se erguer novamente. A sair do lamaçal do pecado e voltar a caminhar com CRISTO.
Mas queridos, depois de tudo isso que aconteceu comigo, eu parei pra refletir em algumas coisas.

 Aparentemente não sou eu o culpado dos jovens de minha igreja serem tão desleixados na vida espiritual, a culta também não é do pastor, e muito menos da igreja que ora e ajuda no que for preciso pros jovens crescerem.

 A culpa na verdade é dos próprios jovens que não se colocaram onde DEUS quer que eles estejam. 
 
A culpa na verdade é minha, e é sua como Cristão, e não como IGREJA. Não sei se vcs me entendem, mas há uma diferença nisto. Ex.: Se você tirar uma brasa do fogo, ela vai se apagar, para ela estar acessa, as que estão do lado dela tem q estar acessa também. Assim somos nós.. E olhando para este texto de Lucas 10, Deus mais uma vez me mostra algo que eu não estava vendo antes.

 
Marta, ao estar tão ocupada com a tarefa da casa, de servir, começou a se entristecer, a ficar acamada, a irar-se, a DESANIMAR-SE, algo começou a tirar o foco de marta, e ela então, chama a atenção de Jesus ao pedir que ele ordenasse q Maria sua irmã a ajudasse. 
FATO: Marta queria que Maria servisse como ela estava servido. IMPOSSIVEL
Sendo assim, os jovens de minha igreja não vão servir a Deus do jeito que eu quero. e sim do jeito que DEUS quer.
Marta não podia saborear os ensinos de Jesus, pois estava muito preocupada com por menores e coisas secundárias. Ela começou a se consi­derar vítima, e passou a acusar a irmã diante do hóspede amado. Sua irritação era tão grande que ela incluiu Jesus na acusação: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?” E foi além, atrevendo-se a dar ordens ao Mestre: “Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me” (Lc 10.40).
Cada um vai ter o seu jeito de servir, mas DEUS TEM UM PADRÃO. Marta mesmo querendo fazer o certo, estava errada, pois aquele momento era momento de aprender. Se juntar com o Mestre e escutar aquilo que Ele iria ensinar, a boa parte. Maria escolheu a boa parte.
EU QUERIA QUE OS JOVENS SERVISSEM COMO EU SIRVO, MAS NÃO, ESTA ERRADO. ELES TEM QUE SERVIR COMO DEUS QUER, não como eu quero. É Deus que vai agir na vida deles para que eles possam se tocar que precisam mudar. É Deus meu querido que vai falar pra você a forma que você deve servi-lo. 

O PADRÃO ESTA NA SUA PALAVRA
Mateus 7:24 a 27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.27-28)

Felizes aqueles que andam por caminhos rectos, que andam de acordo com a lei do Senhor SL 119
Respondendo-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas inquieta e te preocupas com muitas coisas, entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lc 10:41,42
Esse é um alerta para nós. Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Pre­cisamos recusar o desânimo. Tudo que fazemos para o Senhor deve ser contado como alegria.
- Enquanto Marta se fatigava na la­buta caseira, Maria, sua irmã, assentada aos pés de Jesus, ouvia os Seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos.

Marta pode representar o SERVIR
Maria pode representar o ADORAR
E há hora de SERVIR e há hora de ADORAR
Oremos a Deus para nos mostrar como equilibrar os dois.

Que Deus abençoe a sua vida, e que juntos possamos nos posicionar-mos e escolhermos sempre a vontade de Deus que sempre sera boa e perfeita para nossas vidas.



Fiquem na paz.

Adriano Vera.

Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam