Hoje vamos aprender com Noé. Ele nos mostra que as vezes temos que esperar um pouco mais do que pensamos e nos mostra também algumas coisas que devemos e não devemos fazer enquanto esperamos.

*  Difícil esperar não é mesmo ?

Não gostamos de esperar. A cada dia descobrimos o quanto nós somos impacientes.

Nenhum de nós gosta de esperar. E é ai que Deus quer nos ensinar essa ARTE CELESTIAL que é o ESPERAR. Aguardar o momento certo !

* É um processo que Deus quer que passamos.

Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. Isaías 30:15

Então existe a forma certa de esperar !
Não fique parado, saiba esperar no tempo de Deus. Você descubrirá se O buscar.

“Devo fazer algo? Devo falar algo? Ou devo ficar parado?”

Ilustração: Certa vez, estavam três homens em uma floresta, e se depararam com um urso faminto enorme. Cada um deles tiveram uma atitude. Um saiu correndo em desespero, o outro saiu andando calmamente, e o ultimo ficou ali parado. Qual desses homens você se enquadra ? A resposta é sua, e a decisão deve ser tomada por você. O urso já escolheu a decisão dele, e você ?

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. Eclesiastes 3:1-8

No momento certo, se você buscar a Deus, você vai ser bem sucedido. Pense na crise que passou ou esta passando ? Busque ao Senhor.

O momento de esperar é preciosíssimo. Aprendemos que Deus nos poda. Mesmo que coisas ruins aconteçam. Precisamos passar pelas provas.

Quando plantamos algo o que acontece ? É um tempo de espera, para que haja crescimento. É um tempo importante. A espera é a oportunidade de crescermos ! Não há nada tão precioso de quando nós nos agarramos em Deus e normalmente isso só acontece nas lutas ! Deus vai te dar LUTAS !!!

Prova = confiança, fé, dependência e descanso.



Isso nos dá um crescimento forte. Enquanto tudo isso acontece, continuamos confiando no Senhor.

é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor. Lamentações 3:26

Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor. Salmos 27:14

Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti. Salmos 39:7

Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais. Salmos 71:14

mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:31

Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. Isaías 64:4

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! Efésios 3:20-21

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.Salmos 42:5-6

Tá, muito bom, mas onde Noé entra nessa história ? Vamos ver então !!!

Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar. As fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou. As águas foram baixando pouco a pouco sobre a terra. Ao fim de cento e cinqüenta dias, as águas tinham diminuído, e, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ararate. As águas continuaram a baixar até o décimo mês, e no primeiro dia do décimo mês apareceram os topos das montanhas. Passados quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca. Esperando que a terra já tivesse aparecido, Noé soltou um corvo, mas este ficou dando voltas. Depois soltou uma pomba para ver se as águas tinham diminuído na superfície da terra. Mas a pomba não encontrou lugar onde pousar os pés porque as águas ainda cobriam toda a superfície da terra e, por isso, voltou para a arca, a Noé. Ele estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e a trouxe de volta para dentro da arca. Noé esperou mais sete dias e soltou novamente a pomba. Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra. Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba, mas desta vez ela não voltou. No primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um da vida de Noé, secaram-se as águas na terra. Noé então removeu o teto da arca e viu que a superfície da terra estava seca. No vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava completamente seca. Então Deus disse a Noé: "Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles. Faça que saiam também todos os animais que estão com você: as aves, os animais grandes e os animais pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem". Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles, e com todos os animais grandes, todos os animais pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra. Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: "Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. "Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão". Gênesis 8:1-22

O pecado traz consequências naturais e castigos divinos. Foi assim na época de Noé e é assim até os dias de hoje. A depravação humana provocou a ira de Deus, que se derramou como agua sobre a terra. Foi uma crise de grande proporção causada pelo pecado do homem, mas realizada por Deus.

As vezes Deus tem que podar algo em nós, ou as vezes até, destruir uma plantação inteira.

A porta vai fechar. Noé foi avisado por Deus ! Ele tomou sua decisão. Esperar trabalhando. Ele recebeu o layout, o projeto, e realizou cabalmente.

Algumas crises amados, vem do próprio Deus para nós aperfeiçoar. Não foi assim o caso de Jó ? Deus permitiu tudo aquilo para podar algo no coração de Jó, mesmo tão fiel ainda precisava quebrar um certo orgulho. E conosco seria diferente ?

Algumas crises nos purificam, nos tornam mais limpos, e isso é um processo. O diluvio seria um meio NECESSÁRIO para a purificação daquela terra, e crises podem ser PURIFICADORAS sim !!! Podemos ser muito mais melhores depois que elas passam. Limpeza, reforma, restauração, tudo isso é um processo.

Noé de jeito nenhum podia impedir o diluvio, mas ele podia se preparar porque Deus o orientou de como fazer aquilo. Noé andava com Deus, Gn 6:9. Nóe cria enquanto muitos permaneciam incrédulos.

Noé nos ensina 03 coisas fundamentais ali:

SABER, CRER E OBEDECER
Saber: Deus avisou, e todos acharam que era loucura
Crer: Noé creu. Se você recebe uma receita medica você tem que crer nela.
Obedecer: Noé obedeceu. Ele construiu a arca, ele fez o difícil virar fácil.

Para Noé o diluvio foi uma grande tribulação. Mas para os incrédulos, foi a destruição.

Essa é a diferença entre quem serve a Deus e quem não serve. Passamos por crises mas não somos destruídos por elas.

Devemos orar, mas também trabalhar. O tempo é pouco amados. Antes, durante e após as crises, existem muitas coisas a serem feitas. ANALISE.

Um ano dentro daquela arca, deve ter sido muito ruim, um mal cheiro, mas era ali que deveriam estar. As vezes queremos obedecer a Deus sentados em um banco confortável com ar condicionado e do nosso jeito.

Conheci o trabalho de um irmão nos apresentou sobre usar o esporte para pregar o reino. E achei muito interessante, pois as crianças iam para igreja para jogar bola e depois ficavam para o culto. Mas não é todo mundo que vê isso como uma coisa boa, dividir o mesmo banco com uma criança suada e as vezes fedendo ? Pois é, que coisa não, servir a Deus do nosso jeito. #Fail
Esse irmão, (JUCA) nos testemunhou o que passou quando foi para junto dos índios com o mesmo propósito, levar o evangelho através do esporte. Até rato teve que comer, e nós ? o que faríamos para obedecer o chamado de Deus ?

Noé se pós no lugar que Deus queria que ele estivesse, ele aprendeu um pouco sobre o tempo de DEUS. Imagine como era aquela situação que estava vivendo ?
Pense em Paulo, tantos lugares que foi para pregar o evangelho, e foi tão perseguido.

Nossa tribulação não durara nem um dia além do prazo determinado pelo Senhor, desde que estejemos no lugar que Ele quer que estejamos !!!

Nóe toma algumas atitudes, e eu queria ver com vocês:

Mas antes, vemos no versículo 4 de Gn 8. A arca estacionou !!!
Tem vezes que o próprio Deus nos estaciona. Espera ai !!!
E detalhe, você só vai sair dali quando Deus mandar !!

As vezes por adiantar as coisas comemos cru.

Gn. 8:5-7 = Noé então cansado de ficar parado no monte, vendo ao redor aguas, solta o corvo.

Corvo: O corvo vive a base de uma grande variedade de alimentos. Qualquer coisa serve. Se algum alimento estivesse disponível fora da arca, o corvo teria sobrevivido.

As vezes pra entender a votade de Deus damos a Ele qualquer coisa. Soltamos qualquer coisa. Fazemos de qualquer jeito. Pela janela ainda.

Uma grande mulher escreveu o seguinte: 


"Quando se tem algo a realizar, devemos estar na dependência total do Senhor. Mas o que significa isso:

Significa que devemos deixar que o Espírito Santo viva por nós, porquê se nós mesmos vivermos nossa vida na carne, a ansiedade, pressa e descontrole do nosso ser, tomará conta de nós e nos fará agir com o que primeiro tivemos na mão (corvos). Porém se vivermos as nossas vidas como o apóstolo Paulo nos recomendou para vivermos, usaremos o material que agradará a Deus (pombos), e passaremos a usar nas horas certas, para nossa realização a qual antes de ser entregue deveria vir acompanhada de um período de oração, aquietação de um coração ansioso e felicidade em cumprir a vontade do Senhor." Jessica Santana,   minha amada esposa.

Participação na mensagem de domingo a noite. Texto de Noé no dilúvio. Gênesis 8:8-22

Lembre-se: o corvo saiu primeiro e não voltou pois se conformou com os corpos putrefatos dos mortos do dilúvio, a pomba não, ela voltou e só trouxe boas notícias na hora certa.

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20

O que Deus quer de você ? sera que você já não ficou parado demais e precisa fazer algo ? Talvez Deus não falou como você porque simplesmente você não fez sua parte.

Gn 8:8-9 – Noé melhorou aqui não é mesmo ? Mas ainda não era a vontade de Deus que ele descesse da arca. Será que você começou a fazer algo e ainda não teve resposta e confirmação nenhuma ?
Noé trocou, ao invez de soltar o corvo que representa qualquer coisa, ele solta a pomba.

Pomba: Ao contrario do corvo que come qualquer treco, (há crentes que são corvos, comem qualquer treco que derem pra ele. Seja seletivo no que você ouve). Ao invés do corvo, a pomba pelo contrario é muito mais seletiva na escolha de alimentos. A escolha de alimento da pomba indicaria que nova vida estava começando a brotar, de modo que Noé e sua família também poderiam sobreviver fora da arca.

Lembre-se que a pomba aqui representada é a pomba pura, não essas pombas vira-latas que vemos nos telhados de hoje em dia.

O corvo come carne morta e vai na plantação e come semente com a pomba, a pomba jamais.
Corvos = imundo, moribundos e mortos
Pombas= Limpas, paz esperança, cura.

Gn 8:10-11 – Agora sim, Noé tem uma resposta, mas aos olhos humanos talvez seja pouco. Mas ele tinha a prova da resposta, mas ainda não era a hora de descer.

EU não sei qual é o momento certo que Deus vai trazer a sua resposta, mas talvez ela ta ai na porta.

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14

E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:15-16

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. Provérbios 12:15

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2

Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo. Salmos 25:4-5

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. Salmos 143:10

E enfim, Gn 8:12 – Noé já sabe que tem terra boa lá fora, mas não ta na hora dele. Assim como Moisés teve que aguardar a permissão de faraó, Noé tinha que aguardar a voz de Deus. E não foi em vão. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. 1 Coríntios 15:57-58



NADA É EM VÃO NO SENHOR. Talvez se Noé se acomodasse na arca ficaria ali até a morte.

Gn 8:13-14 – Tudo seco mais ainda não !!!!   Até que em Gn 8:15-16
E todos os animais no versículo 18.

Pronto, Noé foi salvo. Tudo ocorreu dentro da vontade de Deus. Noé desceu da arca. E você conseguiu passar por aquela crise ou esta conseguindo passar por ela ? Siga essas dicas aqui que com toda certeza você vai obter sucesso.

Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; 1 Coríntios 2:9

Mas há algo que precisamos fazer. Devemos agradecer em tudo o que Deus já nos fez. Desde os detalhes até o mais alto e grande obstáculo vencido. Noé fez isso e nos ensinou mais uma coisa aqui em Gn 8:20 e 9:1

Precisamos ser agradecidos a Deus pelo que ELE É !!!

Fique na paz.

Adriano Vera Pereira
Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.

Isaías 30:15
Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.

Isaías 30:15
Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.

Isaías 30:15

Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam