O TAPECEIRO

Tapeceiro, grande artista,
Vai fazendo seu trabalho
Incansável, paciente no seu tear
Tapeceiro, não se engana
Sabe o fim desde o começo,
Trança voltas, mil desvios sem perder o fio
Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem
Quando se vê pelo lado certo,
Muda-se logo a expressão do rosto,
Obra de arte para Honra e Glória do Tapeceiro

Saudações amados de Papai! Que a graça e a paz do Eterno seja conosco. Hoje falaremos sobre um assunto que cativa bastante o meu coração, juntamente com um louvor que causa o mesmo sintoma. Falaremos sobre a graça do criador, do seu profundo conhecimento e amor por sua maior obra de arte.
O louvor de hoje conta com uma pitada de MPB gospel, se é que existe essa categoria de música, “O Tapeceiro” do cantor e músico Stênio Marcius. Todas as suas interpretações trazem em sua composição o conceito divino revelado aos homens. Analisaremos a letra e traçaremos um paralelo com a nossa vida.
Para iniciar, cabe definirmos o que é um tapeceiro. Tapeceiro é simplesmente o indivíduo que fabrica tapetes, que através de sua habilidade manual planeja e confecciona objetos de tapeçaria. Vejamos a seguir o que canta o poeta:

" Tapeceiro, grande artista.   
Vai fazendo seu trabalho

Incansável, paciente no seu tear  "



Deus, O grande artista. Aquele que criou todas as
coisas, e artesanalmente fez existir o ser humano. Em sua criação, dentre todas as coisas Ele via que tudo era bom, porém após a formação do homem do pó da terra, após finalizar cada mínimo detalhe Ele viu que tudo quanto tinha feito era Muito Bom (Gênesis 1: 31). Olhando para o corpo humano será que você consegue compreender a complexidade da criação? Por esse tão grande cuidado, entendemos a magnitude do seu amor para com a Sua arte. 


" Tapeceiro, não se engana
Sabe o fim desde o começo,
Trança voltas, mil desvios sem perder o fio "



Por ser Onisciente, nos conhece desde o começo como é declarado pelo rei Davi em Salmos 139: 16 (Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.). Ao fazermos a leitura desse salmo e todo o seu contexto podemos ver que nada escapa da sabedoria do Deus que fez todas as coisas. Tudo o que Ele faz é em sua eterna soberania. Ele sabe o fim desde o começo e todos os desvios que acontecem em sua vida são acompanhados pelas hábeis mãos do artista.


" Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem "


A vida de todo ser humano é composta por lutas e adversidades, e são elas que formam os pontos e os nós que sustentam a nossa vida, os nossos recomeços, os nossos pontos finais, as nossas trocas de traçado. E no decorrer da nossa caminhada muitas das vezes não entendemos o motivo de cada obstáculo, nós olhamos tudo de uma ótica muito pequena e limitada. Chegamos a afirmar muitas das vezes: “Minha vida está de pernas pro ar, está uma bagunça, parece que está do avesso” Precisamos confiar que no fim de tudo cada movimento, cada encaixe, cada vão deixado pelo tapeceiro cooperam para que sua obra fique da forma que Ele quer, da forma que Ele tinha planejado desde o início, desde a fundação do mundo, antes mesmo que tudo existisse. (Romanos 8: 28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito).

" Quando se vê pelo lado certo,
Muda-se logo a expressão do rosto,
Obra de arte para Honra e Glória do Tapeceiro "

No fim de tudo, a mente brilhante do artista é compreendida. Mediante a fé, tudo aquilo que não vemos, não entendemos, porém confiamos e esperamos se cumpre diante de nossos olhos. Que nós possamos a cada dia aprender a confiar, aprender que o que pra nós parece um nó, um emaranhado de fios, para Deus é apenas um retoque da mais fina arte. Por que Ele conhece o fim desde o começo, como afirma através do profeta Isaías (Isaías 46: 10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá de pé, e farei tudo o que Me agrada.), e tudo quanto existe e acontece é para honra e glória do Seu santo nome.



(Romanos 11:36 - Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.).

Que Deus nos abençoe e trance a nossa história segundo a Sua boa e agradável vontade!


 

Paz, André Luiz


Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam