Geração Insana

Faça parte desta Geração de Adoradores !







Estive pensando qual seria o vídeo de estreia das nossa categoria de quinta-feira.
Não era para ser esse, alguns insanos até já viram na época em que o autor fez. Mas sabe, já faz tempo que ele martela no meu coração... pois expressa muita coisa que tenho como meus ideais. Então, aí está. 



Que Deus abençoe vocês imensamente através dele.  =]








 Por Bruna Camargo

13 Responses so far.

  1. Bereano says:

    Somos livres do quê e para quê?

  2. Bereano says:

    Que confusão... o que tem a ver liberdade em Cristo com liturgia de culto? O que o autor do vídeo prefere? Uma "monotonia" nos cultos (i.e., ordem e reverência) ou a algazarra, a falta de decência que muitos chamam de "liberdade"?

    E tem um problema sério aí com a citação de 1 Co 6:12... O "todas as coisas" não é algo absoluto. O "todas as coisas me são lícitas" são aquelas que eu posso realmente fazer. Há coisas que eu simplesmente não posso fazer. Eu não posso matar, posso? Então a hipótese "matar" não entra no "todas as coisas".

    E um outro problema sério, com a questão do julgar. Os crentes não estão entendendo qual o seu papel no mundo e, principalmente, na igreja.

  3. Bereano says:

    Bom, parece que quanto mais o vídeo avança, mais problemas surgem...

    Que história é essa de "não olhe para o pastor, olhe para Deus"? Nós somos chamados a sermos imitadores de Cristo! As pessoas não verão a Cristo em pessoa, pois Ele está no céu. Eles verão a Cristo em NOSSAS vidas. Portanto, temos a responsabilidade de sermos como Jesus foi pq esse foi o plano de Deus quando instituiu a igreja.

  4. Cara amigo BEREANO. Ao ler seus comentarios me questionei sobre eles estarem realmente certos. A conclusão é que você pode até ter um pouco de razão, mas não toda.
    A lituragia no culto é algo que podemos debater por horas.. Um princípio bascico, sem duvida, é o de que é preciso haver ordem e decencia, mas isso é meio relativo. O fato de as pessoas pularem, dançarem, e até mesmo gritarem ao cultuar à Deus não quer dizem necessariamente falta de ordem ou decencia. Claro , se ao pular ou dança a pessoa faz gestos obscenos ou coisas assim, ela esta errada. Ou se grita de forma a prejudicar outros também. Não acho que pra ter ordem e decencia é preciso haver aquela "monotonia" referida aqui. Alias, quando nos predemos demais a liturgias, consequentemente nos afastamos demais de um relacionamente intimo e pessoal com o Pai. Trocar a liberdade conquistado por Cristo por liturgias e tradições humanos não tem sentido, pelo menos pra mim.

    Sobre a questão da citação, seu ponto de vista não tem muito sentido prático. Por exemplo, você diz que eu não posso matar. Isso depende muito do ponto de vista. A Bíblia diz que é errado matar. Se eu afirmo e almejo viver de acordo com o que ela manda, parece lógico afirma que eu não posso matar, porém não é. Na verdade eu não DEVO matar. Eu posso muito bem pegar uma arma e matar o primeiro que visse pela frente, porém isso seria errado. Isso me traria prejuizos, mas eu posso fazê-lo. É uma questão de escolha, é isso que Paulo quis transmitir. Você pode fazer tudo, é um direito que Deus te deu, mas as consequencias virão. Nossas atitudes são governadas por nossas escolhas, todavia, as consequencias são governadas pelas atitudes. Se eu não vivo da forma que Deus quer que eu viva, ando em pecado, e me afasto de Deus, a consequencia inevitavel da minha ESCOLHA é o inferno.

  5. E pra terminar, sobre a ultima parte há 2 coisas a considerar. Você não erra quando diz que nós devemos ser imitadores de Cristo, e viver uma vida santa e etc. Mas o Pr. Roger está corretíssimo ao dizer que "não devemos olhar para pastor". Maldito o homem que confia em outro homem! As pessoas devem ser espelhar em Cristo! Claro que nós devemos nos esforçar ao maximo para sermos imitadores dEle, mas todos nós temos falhas, todos nós erramos às vezes.. Eae? Como é que vão ficar as pessoas que se espelham , ou "olham", somente para mim? Se as pessoas não aprenderem a ter Cristo como seu referencial, modelo, elas sempre vão acabar mal! Claro, existem aqueles que não se preocupam em ser modelo, mas eles no minimo não estão "olhando" pra Cristo, portanto, "olhar" para tais não tem sentido! Quando é dito para não olhar para pastor, é nesse sentido, de que nosso exemplo maior é Cristo, pois mesmo os melhores líderes tem suas falhas, e não no sentido de que "ninguém pode olhar para mim então eu posso fazer o que eu quero"!
    Espero que possamos crescer em Cristo querido! Fique com Deus!

  6. Querido Bereano Says....Vamos lá...Quando falo de liberdade refiro-me a liberdade que temos do pecado, somos livres desse tipo de vida que é uma prisão no pecado e a ilustração que deixei arremete bem a isso. Essa liberdade é a simplesmente a visão de que não preciso fazer o que todos fazem para ser feliz, posso ser diferente a agir em santidade como JESUS. Quando falo de monotonia estou me referindo a falta de alimento às ovelhas, mensagens que são repetitivas e muitas vezes pegas de outros ministros. Os pastores dos nossos dias estão enraizados em livros de sermão e muitas vezes copiando outros pregadores pela preguiça de buscar diretamente na fonte, estão usufruindo de uma padrão humano quando podem ser livres para ir a presença do REI. Paulo cita um ditado popular que os seus opositores coríntios podem usavam para defender suas práticas. Ou seja, 1Co 6:12 não são palavras de Paulo, mas um dito popular da época. Paulo acreditava que os cristãos receberam uma grande liberdade, mas queria que os coríntios fossem mais cautelosos ao utilizá-la. Eles estavam usando a liberdade que Paulo pregava para fazerem tudo o que vinha a cabeça. A citação de Paulo que eu quis usar é a de 1 Co 10:23 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". Paulo rebate o dito popular, nem porque posso fazer tudo vou me deixar dominar.Nós podemos matar, roubar ou fazer qualquer outra coisa, porém seremos punidos. Se prestar atenção na carta aos coríntios vai perceber que com essa desculpa de que "tudo era lícito" eles estavam fazendo o que queriam que no contexto deles era a impureza sexual.

  7. Você deveria entender querido a diferença entre julgar e denunciar. O papel da igreja é denunciar o pecado e não julgar o pecador. Esse papel é de Deus. Os nossos olhos precisam sair dos pastores e ministros sim. O que quero dizer com isso?
    Talvez você não tenha notado, mas nossa igreja está repleta de pessoas que estão caindo por manter o alvo em homens. Paulo disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo". Paulo queria dizer que todos imitassem nele o que ele mesmo imitava em JESUS, em outras palavras, não imitem meus erros, olhem para aquilo que faço em JESUS e por Ele. Aquilo que eu imito NELE. Você erra meu querido? Lógico, assim como eu e todos os seres humanos. O que quero dizer em olhe para Deus e que as pessoas ao verem as nossas falhas precisam se manter com os olhos fixos em JESUS. Entendo seus questionamentos e agradeço, pois posso agora responder muita gente. Mas antes de fazer um comentário, assista mais de uma vez, estude, compare para depois questionar essas questões. Forte abraço e qualquer dúvida estamos juntos como corpo de Cristo.

  8. Daniel says:

    Vamos por partes (várias)... Primeiro os pontos levantados pelo Brenno

    "Um princípio bascico, sem duvida, é o de que é preciso haver ordem e decencia, mas isso é meio relativo. O fato de as pessoas pularem, dançarem, e até mesmo gritarem ao cultuar à Deus não quer dizem necessariamente falta de ordem ou decencia."

    --> Discordo. A ordem e decência não é um princípio relativo, nem subjetivo. Ordem é ordem, independente do que eu e você pensemos a respeito do assunto, o mesmo se aplicando à decência. Quem ou o que vai estabelecer o parâmetro do que é ordem e decência? A BÍBLIA. Dito isto, falta base bíblica sólida a nos autorizar a dançar e gritar no culto, especialmente no culto público que é onde Paulo faz a advertência de ordem e decência conforme 1 Corintios 14. Por outro lado, há farta base bíblica que nos mostra qual a reação de vários servos de Deus quando entraram na presença deste. Veja qual foi a reação de Isaías ou dos discípulos quando da transfiguração. Não estou dizendo que precisamos repetir a reação destes irmãos, mas a reação deles nos indica o tipo de postura que devemos ter diante de Deus.

    "Não acho que pra ter ordem e decencia é preciso haver aquela "monotonia" referida aqui."

    --> Concordo. Mas o que seria monotonia? Para muitos, um culto levado por uma estrutura liturgica calma e tranquila que visa a contemplação e reflexão do indivíduo é chamado "monótono". Curioso é que a liturgia de louvor do culto deve JUSTAMENTE levar em conta a necessidade do indivíduo contemplar a Deus e refletir sobre quem Ele é e sinto muito, isto é impossível de se obter pulando e dançando no culto. Há pesquisas sérias sobre o assunto, fora as provas de observação que todos nós somos capazes de ver em nossas congregações.

  9. Daniel says:

    Continuando...

    "Por exemplo, você diz que eu não posso matar. Isso depende muito do ponto de vista. A Bíblia diz que é errado matar. Se eu afirmo e almejo viver de acordo com o que ela manda, parece lógico afirma que eu não posso matar, porém não é. Na verdade eu não DEVO matar."

    --> Não, não depende de ponto de vista, depende do que a Bíblia fala sobre o assunto e você mesmo afirmou o que ela fala. Eu não posso matar e pronto. O mandamento não diz que eu não devo matar, diz que para eu não matar, a proibição é clara. Dizer então que eu "não devo" é acrescentar uma interpretação que a Escritura não nos autoriza além de banalizar a liberdade que temos em Cristo. E é muito tranquilo olharmos para isso do ponto de vista de Deus - que é o correto. Deus pode pecar? Deus pode fazer algo que seja contra o que Ele é? Se a resposta às duas perguntas é 'NÃO', temos então que o "tudo me é lícito" exclui obviamente aquilo que não é lícito. Pensar o contrário seria concluir que podemos fazer coisas que Deus não pode fazer o que levaria à conclusão de que podemos mais que Deus. É isso mesmo?

    "Eu posso muito bem pegar uma arma e matar o primeiro que visse pela frente, porém isso seria errado.Isso me traria prejuizos, mas eu posso fazê-lo. É uma questão de escolha, é isso que Paulo quis transmitir."

    --> Você está falando de capacidade de pegar uma arma e matar o primeiro que visse pela frente. Porém Paulo não está falando de capacidade para fazer ou deixar de fazer algo, ele está falando justamente da implicação MORAL em se fazer ou deixar de fazer algo. É esse o contexto quase que inteiro da carta de 1 Corintios, que trata, em uma linha apenas, do abuso de coisas praticadas ali que os irmãos PODIAM fazer, sem implicações imorais, mas os abusos tornavam essas coisas morais em imorais. Leia lá. Aliás, seria bem estúpido Paulo sugerir que não devo fazer coisas que na verdade eu não posso, MORALMENTE falando, para logo no versículo 15 do capitulo 6 dizer "não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?" Ora, será que fazer sexo com uma prostituta é apenas algo que não convém? Matar alguém é apenas algo que não convém? E no versículo 18 o apóstolo ainda fala "FUGI DA IMPUREZA" e conclui dizendo "glorificai a Deus no vosso corpo".

  10. Daniel says:

    Continuando... [3]

    "Se eu não vivo da forma que Deus quer que eu viva, ando em pecado, e me afasto de Deus, a consequencia inevitavel da minha ESCOLHA é o inferno."

    --> Aí você já está entrando em perda de salvação, coisa que eu discordo totalmente, a menos que esta sua última afirmação esteja se referindo a um incrédulo o que, caso for, é totalmente sem sentido, uma vez que uma pessoa só pode viver da forma como Deus quer se se converter antes. Sem isso é impossível.

    " Maldito o homem que confia em outro homem! "

    --> A referência de Jeremias está tirada de seu contexto original. O texto prossegue "e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!". O contexto ali é uma sentença contra o reino de Judá que estava se desviando. O povo estava depositando sua confiança no rei e no seu discernimento, "fazendo da carne o seu braço", esquecendo-se que acima do Rei estava a Lei Mosaica que prescrevia tudo quanto eles precisavam saber e fazer. Ademais, o profeta condena a confiança do homem em suas próprias forças ou nas forças de outrem. Confiar no pastor como sendo ele um homem "forte", um "profeta de Deus inquestionável", é uma fria, pq o pastor é uma pessoa falha, como todos nós. Contudo, isso que foi dito no vídeo e que eu critico, é hoje pregado nas igrejas como uma muleta safada para justificar os nossos erros. Aí quando pisamos na bola na frente de um irmão mais fraco ou na presença de um incrédulo, a gente se esconde atrás desse mantra "não olhe para os homens, olhe para Deus". Quando Paulo fala para sermos imitadores de Cristo ele está falando exatamente isto: devemos IMITAR Cristo. É a ÚNICA forma que as pessoas verão Cristo: em nós. Agora posso estar errado e talvez a idéia passada foi essa que você disse no seu comentário. Contudo, é necessário cuidado e esclarecer as pessoas. É importante falar que não se deve confiar no homem? Sim. Mas junto com isso é também necessário dizer que nós temos o dever de imitarmos a Cristo.

    "As pessoas devem ser espelhar em Cristo! Claro que nós devemos nos esforçar ao maximo para sermos imitadores dEle, mas todos nós temos falhas, todos nós erramos às vezes.. Eae? Como é que vão ficar as pessoas que se espelham , ou "olham", somente para mim?"

    --> Sim, todos temos falhas e erramos MUITO e não às vezes. E aí? Simples: Filipenses 2:1-16, especialmente o versículo 15 - "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" - Vc acha que "irrepreensível" é uma pessoa sem falhas? Não! Irrepreensível é uma pessoa falha sim, mas contra quem NINGUÉM pode dizer algo contra. E isso é perfeitamente possível viver HOJE. Nós temos Deus habitando dentro de nós e a Palavra Dele revelada a nós. Precisamos de mais o quê? Sabe porque a gente não consegue ser irrepreensível diante dos homens? Porque nós NÃO QUEREMOS. E sabe pq isso acontece? Nós não estamos vivendo o que nós pregamos. Você acha que os cristãos da igreja primitiva eram pessoas sem falhas? Contudo o livro de Atos fala que eles "caíram na graça de todo o povo" (At 2:47), ou seja, o povo olhava aquela comunidade e dizia "estes aí VIVEM o que eles pregam". Quando a gente vive o que a gente prega, as pessoas vem Jesus em nossas vidas. Quando a gente vive o que a gente prega, nos tornamos irrepreensíveis, inclusive com as falhas. Aliás, a nossa reação a elas - especialmente na presença de outras pessoas - vai ajudar e muito neste processo das pessoas verem Jesus em nós. E "olhar" pra você não é "confiar" em você.

    Espero mesmo que esta nossa conversa sirva para nos edificar um ao outro e crescermos na graça e no conhecimento de Cristo.

  11. Daniel says:

    "Quando falo de liberdade refiro-me a liberdade que temos do pecado, somos livres desse tipo de vida que é uma prisão no pecado e a ilustração que deixei arremete bem a isso."

    --> Concordo. O problema é que essa liberdade que ganhamos é utilizada e defendida hoje em nosso meio para fazermos o que nos dá na telha, o que nos leva à discussão de 1 Co 6:12 repetido em 1 Co 10:23. Somos livres para adorar a Deus e viver do jeito que Ele quer q a gente viva. Nós não somos livres para outra coisa. Nós mudamos apenas de senhorio, mas continuamos ESCRAVOS. Éramos escravos do pecado e de Satanás, agora somos escravos de Cristo. Mudou só o governo. Isto é algo que a igreja de hoje PRECISA entender, pq isso foi perdido.

    "Quando falo de monotonia estou me referindo a falta de alimento às ovelhas, mensagens que são repetitivas e muitas vezes pegas de outros ministros."

    --> Concordo plenamente. A igreja precisa de uma nova reforma e esta nova reforma só será obtida se voltarmos para as Escrituras e entendermos (e vivermos) a sua suficiência. Peço perdão ao irmão por pensar que estava se referindo à liturgia do culto.

    "Paulo rebate o dito popular, nem porque posso fazer tudo vou me deixar dominar.Nós podemos matar, roubar ou fazer qualquer outra coisa, porém seremos punidos."

    --> Não concordo com isso, como já disse ao irmão Brenno. Crer que posso fazer QUALQUER COISA, incluindo aí a implicação moral de fazer qualquer coisa, eu tenho que concluir que posso fazer coisas que Deus não pode. Deus não pode pecar, por exemplo. De novo, não se trata de algo que eu tenho capacidade para fazer, mas de algo que eu posso ou não fazer do ponto de vista MORAL.

  12. Daniel says:

    Depende de que julgamento o irmão se refere... E mesmo assim, à igreja foi dada a autoridade de julgar. Segue alguns textos (alguns curiosamente de 1 Corintios):

    João 7:24 - “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça”.

    1 Coríntios 5:3-5 - "Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
    Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus."

    1 Coríntios 5:12-13 - "Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo."

    É necessário esclarecer que julgar é diferente do que condenar. Ademais o que é proibido não é realmente o julgamento em si, mas sim um tipo errôneo de julgamento. Deus odeia o julgamento hipócrita (Mt 7:1-5).

    Quanto à questão de olhar para Deus e tal, isso também já expus na minha tréplica ao irmão Brenno... Jeremias condena o "confiar no outro homem". Nós temos que ser EXEMPLOS de Cristo, não no sentido de que as pessoas devem confiar em nós, mas sim que as pessoas vão ver Cristo em nossas atitudes e na forma como conduzimos a nossa vida.

    Quanto ao final, posso estar enganado - e espero estar - mas senti uma certa resistência do irmão aos meus questionamentos. Não vejo necessidade de assistir ao vídeo mais de uma vez se da primeira os pontos controvertidos restaram tão claros pra mim. Quanto a estudar, é o que mais faço tanto é que estou aqui, deliberando com os irmãos acerca de pontos da Escritura que entendo precisam ser esclarecidos pelos irmãos em suas exposições. Todos os pontos que defendi aqui estão claros pra mim na Bíblia, portanto não vejo necessidade em retomá-los para ver se de fato são assim, até porque os assuntos levantados aqui não demandam muita complexidade, são incrivelmente simples até. O nosso coraçãozinho pecador rebelde é que complica um pouco.

    Um abraço e vamos caminhando juntos em Cristo.

  13. Boreano, Breno e Daniel, tenho algumas observações sobre o seus comentários:
    A liberdade em Cristo que o Pr Rodney fala é de sermos livres e não presos a doutrinas de igrejas. Cristo é quem nos mostra como devemos viver. Hoje as igrejas estão muito enfadadas de doutrinas, isso aquilo, quando na verdade perderam o seu real foco. Pessoas não servem mais a Cristo, servem a igreja. (acredite)
    No todas as coisas me são licitas. Eu concordo com o Rodney, eu posso MATAR sim, por que não ? Tudo o que eu quiser fazer eu posso fazer, mas tudo tem consequência. E Deus permite ou não eu fazer o que quero, é Ele que tem o limite para cada pessoa. Lembre-se que Deus avisou a Caim em Gn 4:7. Cabe a cada um cumprir o que Deus nos manda. Nos mandamentos tem ORDENS. Mas fala pra mim, eu e vc já cumprimos 100% os mandamentos ? Não. Com toda certeza, mas Cristo cumpriu, por isso é a Ele que devemos seguir.
    No olhe para o pastor - na verdade o Rodney quis dizer para não olharmos para os erros das pessoas, durante o vídeo ele mesmo explica isso. Um grave erro que vemos ultimamente é lideres famosos, brigando na tv. Já são errados, e com essas praticas ficaram pior ainda.
    Qdo diz que devemos ser imitadores de Cristo, ai sim concordo com todas as letras, e é de importantíssima a situação, em que alguém olhe para mim e veja uma pessoa irrepreensível, que faz de tudo para agradar a Deus, que faz de tudo para ser santo. Mesmo sendo pecador, devemos buscar isso, como Paulo mesmo nos fala, sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. Que responsabilidade não acha? Por isso quando alguém espiritual erra, não devemos condena-lo, pois ele é humano e tem o pecado habitando nele. Devemos corrigi-lo conforme a palavra de Deus nos orienta, e ajuda-lo a se erguer. O Pr Antônio Cirilo disse uma vez quando ouviu que lideres importantes tinham caído "Quando ouço isso, corro pra cama me ajoelho e peço a Deus pra me guardar" Todos nós somos falhos, e por isso podemos cair. Qdo o Rodney disse não olhe para o pastor, ele quis dizer isso, para não olhar para os erros, principalmente neste tempo que vivemos onde vemos tantos "pastores/bispos" caindo em contradições, etc...
    Concordo com quase tudo o que o Breno disse, todavia lembre-se que cada um é responsável pelas suas escolhas. Se a pessoa não se entregar para Cristo, reconhecendo o sacrifício q Ele fez na cruz por cada um de nós, e entregando a sua vida a Ele, ai sim o destino dela é o inferno. (Salvação é Eterna). Isso é uma longa discussão, que até no grupo dos Insanos entrou em questão. Mas deixa para uma próxima, eu só seu q Jesus disse q não ia me largar, Ufaa !!!!
    Referente aos comentários do Daniel, vich, o Priscila, segura o homem ai kkkkk. Parabéns amado, falou tudo. Nem terminei de ler os dois últimos post dos comentários dele por causa da correria. Mas conhecendo ele pessoalmente, creio q não falou bobagem.
    Foi muito legal ler os comentários e ideias de cada um de vocês, com isso possamos juntos estar crescendo cada dia mais. Se falei algo q não concordaram, fica aberto o direito de resposta, mas desde já agradeço a cada um de vocês, principalmente ao Pr Rodney, por ter postado esse vídeo no seu canal, e nos permitido refletir sobre o sair da gaiola, pois Deus tem muito mais pra nós !!! E não se esquecendo da escolha d Bruna, que fez valer muito a pena esse post !!! Deus abençoe a cada um !!!

Leave a Reply

Deixe o seu comentário!
Você é livre para dar a sua opinião seja ela concordando ou não com o que está nas postagem, porém lembre-se de fazer isso com respeito ;D

Não serão aceitos:
- comentários com palavrões
- comentários com ofensas
- comentários cujo propósito seja apenas fazer spam

Postagem em destaque

Servir ou Adorar

¶ E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha e...